A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma das maiores universidades públicas e gratuitas do País e vem se destacando pelo compromisso com a qualidade do ensino e pela contribuição para o desenvolvimento e a superação dos desequilíbrios sociais nas regiões onde está presente.
A UNEB participa desde 2011 do Sistema de Seleção Unificada (SISU), com mais de 100 ofertas de cursos na modalidade presencial por ano.
Como pioneira nas regiões Norte e Nordeste, a UNEB adota o sistema de reserva de vagas e sobrevagas para populações histórica e socialmente discriminadas. Em 2023, além dos 40% (quarenta por cento) de vagas reservadas para estudantes negros e dos 5% (cinco por cento) de reserva de sobrevagas para estudantes indígenas já adotados pela instituição, também haverá reserva de:
– 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos(as) quilombolas;
– 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos(as) ciganos(as);
– 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos(as) com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades; e,
– 5% (cinco por cento) de sobrevaga para candidatos(as) transexuais, travestis ou transgêneros.
Todos os candidatos concorrentes à reserva de vagas e sobrevagas deverão ser oriundos da rede pública de ensino, ter baixa renda familiar e não possuir título de graduação.
Na 1ª edição de 2023, serão 1285 vagas e 550 sobrevagas, distribuídas em 106 opções de cursos.
Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá se inscrever no SISU através do site https://acessounico.mec.gov.br/sisu, em até duas opções de cursos, em ordem de preferência. Finalizadas as inscrições, o SISU selecionará automaticamente os candidatos classificados, de acordo com a nota do Enem 2022, que deverão acompanhar mais informações do SISU na UNEB pelo endereço http://www.sisu.uneb.br.